sábado, 20 de outubro de 2012

Filme do dia: SAMSARA



Excelente comentário que achei na internet sobre o filme: 

"Os pensamentos estão ligados ao conhecimento quando uma pessoa quer dar-lhes significado; a função de pensar de qualquer pessoa está ligada à sua capacidade de fazer juízos críticos e, desse modo, leva a uma separação porque a função de pensar exige a condição do  sujeito estabelecer uma diferenciação com o outro e admitir as inevitáveis diferenças em relação a ele. Em outras palavras, passar para a posição depressiva significa conseguir perder, se separar e isso faz parte do processo da busca de si mesmo.  Como posso ser livre se não tive a oportunidade de escolher esta vida?

É preciso desconstruir para construir novamente, é preciso possuir para perder. Os ciclos da vida  levam à contínua transformação tão temida pelo ser humano porque é o ciclo da vida e morte, integração e desintegração. É preciso escolher para ser livre, é preciso mudar para ser vivo!

Não pensar seria um modo de evitar a dor da vida? A ausência de desejo é a ausência da dor. O desejo implica em frustração, o desejo caminha em direção à formação de vínculo. Eu desejo e preciso de você,  por isso me vinculo. Essa condição coloca o ser humano mais próximo de sua condição real de ser precário e imperfeito. É justamente Pema, sua mulher, aquela que o iniciou nos prazeres carnais que o chama para a realidade da vida. Ela também ousou transgredir, teve coragem para buscar ser feliz. Ela tinha noção de seu lugar no mundo.E esta dor é vivida profundamente por Tashi quando finalmente depara-se de fato com o significado de suas escolhas. Só aí então, a meu ver, Tashi adquire a condição de pensar plenamente, de sofrer a dor da existência, de ser precário, por ser apenas um com tantos desejos e conflitos. A última cena faz pensar em um nascimento, porém muito diferente das cenas iniciais do filme. É um parto dolorido porque existe o conflito da dúvida, o desespero de descobrir-se somente um homem com desejos e arrependimentos, medos e vontade de acertar, de não saber qual é o seu rumo. Qual seria a escolha mais importante na vida dentre todas as outras?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário